A educação atual prepara os docentes, na condição de estudantes, para formação de atitudes na qual, sejam capazes de efetivar mudanças ao nível emocional e intelectual compreendendo que a educação na contemporaneidade necessita de metas educacionais bem elaboradas, culminando em aprendizagens e mudanças nas estratégias de ensino, observando que a educação tem o papel da construção do caráter do ser humano e a sua conduta ética na sociedade nos assuntos abordados nas disciplinas durante o curso de graduação.
Entendendo que no mundo atual a educação ainda é muito discutida e analisando claramente percebe-se que se busca uma melhor relação entre a educação e a sociedade, já que são intrinsecamente ligadas. E ao questionar o papel da educação, almeja-se também ver e saber qual o verdadeiro papel da sociedade, visto que os objetivos tanto da sociedade como da educação não podem ser vistos separados e sim ligados, pois entendemos a educação como um recorte da sociedade.
A partir dessas considerações se entende que a educação deve buscar a moral, a construção do caráter e a busca da conduta para o ser humano, fazendo como que estes princípios possam ser parte integrante da sociedade em que convive, e não ficar a mercê dela. Outro tema bastante propício que discorreu através de uma leitura sobre a importância da formação do leitor atentando para uma leitura crítica, investigativa e reflexiva sobre a importância da Gestão Escolar e a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola, atentando-se para sempre para a postura ética do educador.
O desenvolvimento profissional dos professores ocorre ao longo da profissão. Evidencia-se nesse processo a participação de vários e complexos fatores pessoais e profissionais, entre eles, a construção da autonomia, a relação com o grupo de iguais, as escolhas, as experiências e vivências pessoais e profissionais. Logo, é um processo contínuo que se produz ao longo da trajetória formativa do professor e está inserido em um projeto de vida, o qual cada professor é sujeito participativo e responsável por seu crescimento ou por sua estagnação.Nesta perspectiva, a reflexão permite a reconstrução da prática, possibilitando o crescimento pessoal e profissional do professor, já que o instiga a buscar novas formas de pensar e agir a partir das diversas situações vivenciadas no ambiente escolar. O professor possui saberes, oriundo de sua prática, de sua construção intelectual, enfim de sua história de vida. Também os alunos em formação inicial, possuem seus saberes inerentes à maneira de ser, conseqüentes das experiências vivenciadas ao longo de sua trajetória educativa. Esses saberes pessoais e profissionais, enquanto formação inicial são saberes que se aplicam e se modificam nas práticas de ensino.
Entendendo que no mundo atual a educação ainda é muito discutida e analisando claramente percebe-se que se busca uma melhor relação entre a educação e a sociedade, já que são intrinsecamente ligadas. E ao questionar o papel da educação, almeja-se também ver e saber qual o verdadeiro papel da sociedade, visto que os objetivos tanto da sociedade como da educação não podem ser vistos separados e sim ligados, pois entendemos a educação como um recorte da sociedade.
A partir dessas considerações se entende que a educação deve buscar a moral, a construção do caráter e a busca da conduta para o ser humano, fazendo como que estes princípios possam ser parte integrante da sociedade em que convive, e não ficar a mercê dela. Outro tema bastante propício que discorreu através de uma leitura sobre a importância da formação do leitor atentando para uma leitura crítica, investigativa e reflexiva sobre a importância da Gestão Escolar e a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola, atentando-se para sempre para a postura ética do educador.
O desenvolvimento profissional dos professores ocorre ao longo da profissão. Evidencia-se nesse processo a participação de vários e complexos fatores pessoais e profissionais, entre eles, a construção da autonomia, a relação com o grupo de iguais, as escolhas, as experiências e vivências pessoais e profissionais. Logo, é um processo contínuo que se produz ao longo da trajetória formativa do professor e está inserido em um projeto de vida, o qual cada professor é sujeito participativo e responsável por seu crescimento ou por sua estagnação.Nesta perspectiva, a reflexão permite a reconstrução da prática, possibilitando o crescimento pessoal e profissional do professor, já que o instiga a buscar novas formas de pensar e agir a partir das diversas situações vivenciadas no ambiente escolar. O professor possui saberes, oriundo de sua prática, de sua construção intelectual, enfim de sua história de vida. Também os alunos em formação inicial, possuem seus saberes inerentes à maneira de ser, conseqüentes das experiências vivenciadas ao longo de sua trajetória educativa. Esses saberes pessoais e profissionais, enquanto formação inicial são saberes que se aplicam e se modificam nas práticas de ensino.
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