Ser Professor

Ser professor é professar a fé, é ter a certeza que tudo foi válido se o aluno mostra-se feliz pelo que aprendeu com o seu ensinamento... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo diariamente é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...



Portifólio Acadêmico

Eliene Bióloga
A partir das leituras realizadas constatou-se que através das experiências vivenciadas nos períodos de estágios I e II, a relevância da interdisciplinaridade em Biologia e em especial com os temas transversais. Os conhecimentos adquiridos fizeram perceber que é preciso competência, simplicidade, humanidade e firmeza, para demonstrar um referencial teórico-prático que permita exercer com sabedoria, as funções as quais se destinam a um educador.
Vale ressaltar que relacionar o conhecimento teórico com a prática pedagógica é relevante, pois possibilita ao professor refletir sobre as questões que norteiam a docência procurando o melhor caminho a ser trilhado. Diante do que foi apresentado, acredita-se que um aprofundamento teórico pode contribuir para a compreensão dos professores no que se refere a diversidade no sistema escolar enfatizando a competência no ensino de Ciências e Biologia.
Ao construí-lo foi possível perceber que através das descobertas realizadas, se compreende que, é necessário buscar sempre novos meios para transformar o espaço escolar, num espaço aberto baseado nas inter-relações entre as diferentes áreas do conhecimento contribuindo na formação de cidadãos críticos, autônomos e protagonista de sua própria aprendizagem.
Não se pode, enquanto educadores libertários, permitir que o educando se contente apenas com a aquisição de teorias, mas sim com a aquisição de uma postura observadora; com voz crítica em seu cotidiano e em seus discursos. Essa educação libertária deve instigar o educando a aprender com vontade, de maneira significativa, de forma que ele sinta-se parte daquilo que está aprendendo: com pertinência, como um cidadão ativo. É preciso que o educando perca o receio de se colocar diante do mundo; de expressar suas necessidades e indignações. Enfim, deve-se fazer um resgate social “lendo” e “relendo” o seu próprio mundo e escrevendo e reescrevendo. Desta forma, conforma-se como Paulo Freire (2001), quando este afirma, em outras palavras, que a postura enquanto educador deve ser consciente, pois professores são seres intelectuais transformadores. Além disso, são formadores de opinião e, assim sendo, tem a obrigação de estimular o pensamento crítico nos educandos, assumindo assim uma opção política de forma coerente.
Contudo, o professor deve estar qualificado para atuar na rede de ensino, seja ela privada ou particular, demonstrando o domínio dos temas abordados pela disciplina, somando teoria e métodos tecnológicos, para uma absorção do conteúdo entre os alunos.
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